16 março 2010

Criada a Rede Nacional de Bancos de Alimentos


Com a participação dos Bancos de Alimentos do Estado do Rio Grande do Sul, foi submetida e aprovada no dia 11 de março, nas dependências da FIERGS, a criação da Rede de Bancos de Alimentos do Brasil. A iniciativa foi proposta pelo Coordenador do Conselho de Cidadania da FIERGS, fundador e Presidente do Conselho de Administração do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, Sr. Jorge Luiz Buneder, e do Presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, Sr. Paulo Renê Bernhard.

A Rede de Bancos de Alimentos do Brasil foi idealizada e estará sendo implementada em todo País com o objetivo de criar uma padronização e alinhamento dos Bancos de Alimentos já existentes, além de apoiar e estimular a criação de novos Bancos de Alimentos em todos os Estados do Brasil. “Estamos crescendo, e agora, além da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, precisaremos gerar uma sinergia nacional buscando o fortalecimento da iniciativa de combate à fome e a miséria. A Rede a nível nacional cumprirá um papel de extrema relevância, já que buscará padronizar, acompanhar e fortalecer as atividades dos Bancos de Alimentos de nosso País”, disse Paulo Renê Bernhard.

A Rede de Bancos de Alimentos do Brasil trabalhará em consonância com as demais Redes existentes no mundo inteiro, e contará com o apoio da Global FoodBanking Network sediada em Chicago, nos Estados Unidos, que reuniu na última semana, 28 Países de todos os cantos do mundo, aí incluída a Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul.

Participaram do Evento os Presidentes dos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, a Gerente de Assuntos Corporativos do Walmart Sra. Maria Isabel Silva, a Diretora da Unisinos Dra. Denize Ziegler e Ms. Denise Zaffari, o Diretor da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho Alceu Terra do Nascimento, o Presidente das Indústrias Jackwal Sr. Francisco Oderich, a Analista de Desenvolvimento de Profissionais da Puras do Brasil Sra. Vera Regina Mejolaro, o Coordenador de Segurança Alimentar da Prefeitura de Porto Alegre Sr. Carlos da Silva e Sra. Rejane Fontoura, a Governadora Eleita de Rotary Internacional Sra. Alice Maria Polacchini, o EGD de Lions Internacional Sr. Sidnei Aragon dos Santos, entre outras autoridades.

O Banco de Alimentos já está presente em 15 cidades do Rio Grande do Sul e uma unidade no Rio de Janeiro. Somente em Porto Alegre, o Banco arrecadou desde a sua fundação no ano de 2000, 14 milhões de quilos de alimentos distribuídos às 331 instituições beneficiárias. São 250 toneladas de alimentos distribuídas todos os meses, o que equivale a atender 21 mil famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário