16 outubro 2009

Dia Mundial da Alimentação


Hoje, 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, para comemorar a fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), criada em 1945. A comemoração da data tem como objetivo principal conscientizar a humanidade em relação a situação das milhares de pessoas no mundo que passam fome ou estão desnutridas, e promover no mundo a participação da população na luta contra a fome.

A FAO afirma que no ano de 2009, o planeta superará o número de 1 bilhão de pessoas desnutridas. Também foi constatado que devido o período de crise, a fome na América Latina e Caribe aumentou quase 13% entre 2008 e 2009, revertendo os avanços dos últimos anos. São 53 milhões de pessoas subnutridas, um regresso que pode ser comparado aos números dos anos 90.

O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul representa uma das maiores forças no combate a fome no País, e já arrecadou, selecionou e distribuiu mais de 12 milhões de quilos de alimentos a entidades carentes previamente cadastradas. As cidades de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Guaíba, Canoas, Vale do Sinos, Viamão, Camaquã, Santana do Livramento, Imbé, e Cruz Alta, já contam com o Banco de Alimentos. A experiência adquirida no Rio Grande do Sul proporcionou a multiplicação do Banco em outros Estados, inaugurando em 2008, o Banco de Alimentos no Rio de Janeiro.

Somente em Porto Alegre, o Banco de Alimentos beneficia 331 instituições, doando por mês 250 toneladas de alimentos. O Banco de Alimentos representa o combate à desnutrição e a obesidade, gerando mais saúde, bem-estar, menor evasão e melhor assimilação na escola, diminuição da violência, maior inclusão social, mais respeito, mais dignidade e mais cidadania para o povo.

No Brasil, o Banco de Alimentos está mudando a triste realidade da fome. No dia Mundial da Alimentação, e em todos os outros dias do ano, o Banco de Alimentos e seus Líderes Voluntários lutam para combater a fome, junte-se a nós.

2 comentários:

  1. Prq algumas cidades não aparecem mais na lista pra receber as doações do site???

    ResponderExcluir
  2. Amigo(a),
    As localidades atendidas pelo Banco de Alimentos recebem doações quando uma ou mais empresas patrocinam os alimentos. Se a sua cidade não está mais na lista, é porque no momento não há empresa patrocinando doações para essa localidade. Você e a sociedade podem incentivar o empresariado local a apoiar o Clique Alimentos, e as doações voltarem a ocorrer na sua cidade.

    Os amigos do Clique agradecem o seu comentário.

    ResponderExcluir