29 julho 2011

Embalagem de arroz é lançada pela Rede de Bancos de Alimentos



Buscando aprimorar a distribuição e melhorar a qualidade dos produtos doados para mais de 800 entidades beneficentes, a Rede de Bancos de Alimentos lançou a embalagem de 5 quilos para arroz, ensacando mais de 40 toneladas do alimento. O cereal, que muitas vezes chega à Rede em sacos de 60 quilos, será facilmente manipulado e estocado em sacos menores, beneficiando todas as pessoas envolvidas no processo.

O ensacamento do arroz foi realizado pelo Engenho Viamonense, um dos pioneiros da agroindústria do município de Viamão, uma empresa de controle familiar com um know-how de mais de 50 anos. A embalagem com design moderno e informações importantes do alimento e armazenamento, foi criada pela Agência Me Gusta Propaganda. Ambas as empresas são parceiras da Rede de Bancos de Alimentos, união essencial para a viabilização deste projeto.

O controle higiênico-sanitário para o armazenamento no próprio Banco agrega qualidade e evita o desperdício e a entrada de matérias indesejáveis, pois a embalagem anterior ao tratamento e o embalamento era permeável. “A nova embalagem qualifica o produto, pois é realizado o tratamento fitossanitário e efetuado o embalamento, esta embalagem por ser de um plástico resistente mantém a matéria prima livre de insetos, umidade, etc. o que não acontecia na embalagem anterior (sacarias que vinham direto do produtor)”, explica Adriana Lockmann, Nutricionista do Banco de Alimentos de Porto Alegre.

O Banco de Alimentos está contribuindo para que as instituições atendam a legislação vigente no que diz respeito à embalagem e armazenamento de alimentos. A distribuição do arroz é facilitada, e o armazenamento nas entidades está mais seguro e prático, o que leva inúmeros benefícios aos funcionários, cozinheiros, e beneficiários das entidades atendidas.

15 julho 2011

Clique Alimentos já doou 1,5 milhão de quilos de alimentos


No dia 15 de julho, o site www.cliquealimentos.com.br movimentou internautas de todo o mundo, e alcançou 1.500.000 milhão de cliques, o que representa 1,5 milhão de quilos de alimentos doados para combater a fome. Através desta inovação tecnológica milhares de pessoas carentes passaram a ter uma vida mais digna no Rio Grande do Sul e no país.

Criado há dois anos pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre, o Clique Alimentos vem demonstrando o espírito de solidariedade da população. Internautas de 116 países e mais de 2 mil cidades já participaram da campanha clicando e doando alimentos. Através do Clique Alimentos qualquer internauta pode realizar uma doação, gratuitamente, a qual será patrocinada por uma das 152 empresas participantes do projeto. Os alimentos são destinados às 730 entidades atendidas pelos Bancos de Alimentos de 16 cidades do Rio Grande do Sul, e do Rio de Janeiro.

O site foi criado com o objetivo de combater a fome, aproximando empresas parceiras e internautas, constituindo-se hoje em uma das mais importantes fontes de captação de doações da Rede de Bancos de Alimentos. Permite que de um lado, o internauta acesse o site e faça gratuitamente a doação de um quilo de alimento, com apenas um clique, e de outro, uma empresa parceira concretize essa doação.

A grande novidade de 2011, é a parceria com as empresas Human Mobile, InternetSul, Me Gusta e Vetorial.Net, que desenvolverão uma nova tecnologia para o Clique Alimentos, permitindo que qualquer pessoa possa fazer doações através de uma simples mensagem de celular, sem custo. A nova tecnologia por SMS acompanhará a rápida expansão dos telefones celulares no País, que hoje ultrapassam o número de habitantes - aproximadamente 200 milhões de aparelhos - aumentando as doações aos Bancos de Alimentos, e dando mais esperança para a população.