31 março 2010

Dia da Saúde e Alimentação


No dia 31 de março, é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição. Além de minimizar a fome oferecendo alimentos de qualidade à crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos nas entidades beneficentes, o Banco de Alimentos acredita que promover a saúde destas pessoas é essencial.

Pensando nisso, o Banco de Alimentos desenvolve diversas atividades ligadas à saúde e nutrição, entre elas, o projeto “Nutrindo o Amanhã”. Periodicamente a equipe de nutrição do Banco realiza avaliações nutricionais para determinar o perfil antropométrico das crianças matriculadas nas instituições atendidas. Somente em 2009, foram avaliados o estado nutricional de 2.511 crianças e adolescentes atendidos nas instituições. Foram realizadas ainda 114 palestras, oficinas e capacitações com pais, educadores, crianças e adolescentes e mais de 1.800 pessoas participaram de palestras relacionadas à Educação em Saúde e Nutrição.

16 março 2010

Criada a Rede Nacional de Bancos de Alimentos


Com a participação dos Bancos de Alimentos do Estado do Rio Grande do Sul, foi submetida e aprovada no dia 11 de março, nas dependências da FIERGS, a criação da Rede de Bancos de Alimentos do Brasil. A iniciativa foi proposta pelo Coordenador do Conselho de Cidadania da FIERGS, fundador e Presidente do Conselho de Administração do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, Sr. Jorge Luiz Buneder, e do Presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, Sr. Paulo Renê Bernhard.

A Rede de Bancos de Alimentos do Brasil foi idealizada e estará sendo implementada em todo País com o objetivo de criar uma padronização e alinhamento dos Bancos de Alimentos já existentes, além de apoiar e estimular a criação de novos Bancos de Alimentos em todos os Estados do Brasil. “Estamos crescendo, e agora, além da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, precisaremos gerar uma sinergia nacional buscando o fortalecimento da iniciativa de combate à fome e a miséria. A Rede a nível nacional cumprirá um papel de extrema relevância, já que buscará padronizar, acompanhar e fortalecer as atividades dos Bancos de Alimentos de nosso País”, disse Paulo Renê Bernhard.

A Rede de Bancos de Alimentos do Brasil trabalhará em consonância com as demais Redes existentes no mundo inteiro, e contará com o apoio da Global FoodBanking Network sediada em Chicago, nos Estados Unidos, que reuniu na última semana, 28 Países de todos os cantos do mundo, aí incluída a Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul.

Participaram do Evento os Presidentes dos Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, a Gerente de Assuntos Corporativos do Walmart Sra. Maria Isabel Silva, a Diretora da Unisinos Dra. Denize Ziegler e Ms. Denise Zaffari, o Diretor da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho Alceu Terra do Nascimento, o Presidente das Indústrias Jackwal Sr. Francisco Oderich, a Analista de Desenvolvimento de Profissionais da Puras do Brasil Sra. Vera Regina Mejolaro, o Coordenador de Segurança Alimentar da Prefeitura de Porto Alegre Sr. Carlos da Silva e Sra. Rejane Fontoura, a Governadora Eleita de Rotary Internacional Sra. Alice Maria Polacchini, o EGD de Lions Internacional Sr. Sidnei Aragon dos Santos, entre outras autoridades.

O Banco de Alimentos já está presente em 15 cidades do Rio Grande do Sul e uma unidade no Rio de Janeiro. Somente em Porto Alegre, o Banco arrecadou desde a sua fundação no ano de 2000, 14 milhões de quilos de alimentos distribuídos às 331 instituições beneficiárias. São 250 toneladas de alimentos distribuídas todos os meses, o que equivale a atender 21 mil famílias.

04 março 2010

Banco de Alimentos realiza Sábado Solidário no Walmart

No próximo dia 6, será realizada a tradicional Campanha Sábado Solidário em frente aos Supermercados da Rede Walmart. Líderes voluntários de Rotarys, Lions, Universidades, Empresas, Diaconias, Escoteiros e muitos outros unirão forças para arrecadar alimentos em frente aos supermercados.

As doações beneficiarão as entidades atendidas pelo Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. Em nove anos, o Banco de Alimentos já distribuiu 14 milhões de quilos de alimentos para mais de 600 entidades do Estado.

Participe você também! Nesse sábado leve um quilo de alimento nos supermercados Walmart e colabore com essa grande campanha de combate à fome.